Notícias de T.I.


Notice: Undefined property: DesignerContentSingleArticle::$documents in /home/hulk/web/marcosmonteiro.com.br/public_html/templates/dd_interior_95/library/Designer/Content/SingleArticle.php on line 198

Yahoo desenvolve tecnologia open source para criação de nuvens

Empresa vai fornecer neste ano infraestrutura como serviço nos moldes da Amazon Elastic Compute Cloud, mas promete nível maior de facilidade.
"Estamos comprometidos com a abertura da fonte de toda a nossa infraestrutura de cloud, porque não acreditamos que a infraestrutura de nuvem é um diferencial competitivo para nós", diz Todd Papaioannou, presidente do Yahoo, e vice-presidente de arquitetura em nuvem. "Uma questão surge de tempos em tempos: o Yahoo nunca vai se mover para a nuvem? E a resposta é: "Não. Nós somos a nuvem.”

O projeto do Yahoo, batizado de “cloud-serving engine”, possibilitará às empresas e desenvolvedores de plataforma de software livre construir suas próprias nuvens. Papaioannou diz que a nuvem Yahoo vai fornecer infraestrutura como serviço nos moldes da Amazon Elastic Compute Cloud, mas com um nível maior de facilidade para tornar mais simples a tarefa dos desenvolvedores de criar serviços.

Nos últimos 15 anos, o Yahoo teve de tornar-se bastante sofisticado no oferecimento de novos serviços, diz Papaioannou. Mas "por vezes, a sofisticação se transforma em complexidade e estamos procurando afastá-la de nossos desenvolvedores", afirma.

A previsão para o lançamento do serviço é antes do final de março. O cronograma para a liberação do software de código aberto não está definido, mas Papaioannou está esperando para este ano ainda. “ O Yahoo, conhecido por suas contribuições para o Hadoop, geralmente usa a licença Apache em projetos open-source”, diz o executivo.

"Acreditamos que há enorme benefício para a abertura da fonte da nossa infraestrutura, permitindo que outras pessoas a torne melhor", diz Papaioannou. "Isso é o que fez o sucesso na internet até agora."

Fonte >> COMPUTERWORLD - UOL