Notícias de T.I.

Brasil poderá estar entre os próximos países parceiros da CeBIT

Luigi Gambardella, presidente da EUBrasil, estará presente na CeBIT 2011,que acontece de 1 a 5 de março, em Hannover, na Alemanha, para encontros com executivos da Deutsche Messe AG (promotora da feira) e da Hannover Fairs do Brasil, subsidiária da empresa no País. Na pauta das reuniões, que acontecem no dia 2 de março, a sugestão de Gambardella para que o Brasil figure na lista dos próximos países parceiros do evento.
 Segundo ele, o País é um mercado emergente atraente para as empresas de alta tecnologia e as empresas brasileiras podem ser interessantes parceiros de negócios para as empresas européias. “Seria muito positivo se a CeBIT pudesse selecionar o Brasil como partner-country de uma futura edição. A concessão de um ‘status especial’ para os expositores brasileiros faria certamente expandir as já excelentes relações com as empresas brasileiras”, diz.

De acordo com Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs do Brasil, o País é um tradicional expositor e visitante da CeBIT e este ano será também palco da primeira edição sulamericana do evento, com a realização da BITS – Businnes IT South America, de 10 a 12 de maio, em Porto Alegre – RS. “ A BITS tem tudo para consolidar-se como o mais importante encontro do setor de TIC na América do Sul”.

O presidente da EUBrasil ressalta ainda que “o ano de parceria da CeBIT com o Brasil seria também uma ocasião extraordinária para se discutir as estratégias ligadas às novas tecnologias e às políticas econômicas entre o Brasil e a Europa”. Nas edições anteriores, os países selecionados foram, respectivamente, a Rússia (2007), a França (2008), os Estados Unidos - Califórnia (2009), a Espanha (2010) e, em 2011, a Turquia.

Agenda digital para o Brasil

EUBrasil - entidade européia sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover o estreitamento das relações entre o Brasil e a Comunidade Européia – através de um acordo de colaboração com a Deutsche Messe AG – realizará, durante a BITS,  o summit “A Digital Agenda for Brazil”. O evento acontecerá no dia 10 de maio (primeiro dia da feira) e já tem confirmadas as presenças de Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Européia e Comissária Européia para a Agenda Digital; Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul; bem como os principais representantes dos governos brasileiro e europeu, além dos CEOs de empresas líderes da indústria de TIC. Entre eles, César Alierta, presidente executivo da Telefónica; Zeinal Bava, CEO da Portugal Telecom; Franco Bernabè, CEO da Telecom Italia e Otávio Marques de Azevedo, presidente do Grupo Oi.

Sobre a BITS

Evento da Deutsche Messe realizado por meio de sua subsidiária no Brasil, a BITS é organizada e promovida pela Hannover Fairs Sulamérica e pelo Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - CIERGS / Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS, que coletivamente representam 41 mil indústrias com 600 mil empregados, em cooperação com a Converge Comunicações. Outros parceiros são as associações das indústrias de TI, SOFTEX e SOFTSUL.

A primeira edição da BITS acontecerá de 10 a 12 de maio de 2011, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS) e dará ênfase aos seguintes setores de exposição: Business TI e infraestrutura de TI; Bancos  e finanças; Comunicações B2B; Internet 2.0; Navegação, Transportes e Logística; Setor Público; Fóruns - área de geração de novos negócios, salão central e fórum; Conferências; Distribuição e revendas; Telecom e móbile; Software e serviços. Em conjunto com a exposição, a programação paralela da BITS terá como foco finanças, governo, indústria, varejo e telecomunicações.
Informações sobre o programa da BITS pode ser encontrada no site www.bitsouthamerica.com.br