Notícias de T.I.

Windows 8.1 (Blue) possui suporte ao ReFS

Uma build recente do Windows Blue (8.1?) revelou a todos mais uma novidade. A versão vazada da provável atualização do Windows 8 permitiu que qualquer um pudesse varrer o sistema de cima a baixo em busca de novidades.

A mais recente é a descoberta do suporte ao Resilient File System, ou ReFS, na build 9369 do novo Windows. Parece que finalmente a Microsoft vai suportar o novo sistema de arquivos em sistemas além do Windows Server 2012. Rumores da época diziam que o ReFS estava previsto para chegar com o Windows 8 em 2012, mas acabou sendo pulado e lançado apenas com a nova versão do Windows Server.
Windows 8.1 disponibiliza opção ReFS durante uma formatação.

O sistema de arquivos foi inicialmente projetado para servidores de arquivos, se mostrando bem melhor que o NTFS. Ele conta com retrocompatibilidade com a API usada no NTFS, permitindo que sejam usadas aplicações como o BitLocker, que criptografa o disco e protege os dados com uma senha.

Para o usuário final, não é uma mudança tão perceptível, mas erros de disco ocorrerão com pouquíssima frequência, tanto que administradores de servidores que usam o ReFS não precisam rodar o chkdsk frequentemente em suas máquinas.

A Microsoft não confirmou ainda se o Windows 8.1 virá com o novo sistema de arquivos, mas ele já está presente nas builds internas mais novas do sistema operacional.