Tira-Dúvidas

Antispyware não detecta vírus

Utilizo o SuperAntiSpyware como antivírus. Eu posso usar somente ele, ou tenho que usar um outro antivírus? E, se tenho, qual é o melhor antivírus grátis? (José Hudson Brandão)
Hudson, a família de softwares maliciosos são divididas normalmente no modo de agir ou na forma de infectar.

O "cavalo de troia" (trojan) necessita ser executado para entrar em funcionamento, diferente do "vírus´ que tem o poder de replica

r-se no sistema infectado. O pior é o "worm", capaz de infectar uma rede de computadores. Quando falamos então de modo de ação, temos aí o "keylogger" ou "screenlogger", que captura tudo que está na tela do computador ou o que se digita; o "backdoor", que abre uma porta no protocolo de internet que permite a conexão de um entruso; o "bot", que permite o controle total da máquina por parte do invasor; o "banker", especialista em roubar dados bancários. Dentre muitos outros, também temos um programa espião que tem o interesse de pegar dados particulares seus - normalmente de navegação - e enviar para o cybercriminoso.

A este software chamamos de "spyware". O problema é que o antivírus é uma ferramenta que analisa as ações que estão sendo feitas e define se uma ação é suspeita, se é um vírus, worm ou trojan, mas o spyware não se parece com vírus aos olhos do antivírus e passa por ele sem gerar um alerta. Por esta razão, você precisa de uma outra ferramenta especialista, chamada antispyware. A maioria dos antivírus já possui também esta funcionalidade de antispyware, mas quando não tiver, você precisa ter instalado em seu computador um antivírus, um antispyware e um firewall (para proteger seu computador contra invasões), alem de manter sempre seu sistema operacional atualizado. Entre as opções de antivírus gratuitos, eu tenho uma preferência pessoal pelo Personal Avira Antivir, por sua competência e desempenho.

 

Marcos Monteiro

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1096953&coluna=1