Tira-Dúvidas

Motivos para o computador travar

Olá sou fã deste caderno. De uns dias para cá, meu PC trava do nada. Eu estou navegando e, de repente, ele não obedece mais. Aí tenho que desligá-lo. O que será? Meu PC tem Windows 7 e só 2GB de memória. (Wilson Marques - Fortaleza)

Wilson, um sistema operacional pode deixar de responder caso um processo essencial a ele esteja corrompido. Ele pode ficar corrompido por conta de má instalação, desligamento incorreto do computador ou software malicioso (virus). Mas dificilmente o travamento do sistema acompanha o congelamento total dos principais periféricos de entrada. Indico que, quando travar, pressione o botão "Num Lock", "Caps Lock" ou "Scroll Lock". Caso consiga fazer acender e apagar os LEDs no teclado que apontam a ativação destas funções, é provável que seu problema seja de sistema operacional. Restaurá-lo pode ser a medida mais simples, usando o DVD de instalação do seu Windows. Eu sempre opto pela formatação e instalação de tudo, pois corrigiria alguns outros problemas comuns deste tipo de sistema. Mas aconselho que, antes disso, faça o backup de seus dados. Caso não consiga interagir por teclado e mouse no travamento, isso indica problema de hardware. Quase todas as razões são respostas de um mecanismo de defesa.


Análise

Recomendo analisar a temperatura da CPU com o programa HWMonitor (baixe gratuitamente em www.marcosmonteiro.com.br). Caso a CPU eleve sua temperatura, o computador trava, como mecanismo de defesa que evita queimar o processador ou a placa-mãe. Mas por que a CPU poderia estar esquentando muito? Indico que analise se o dissipador de calor (parte metálica que fica entre o cooler e a CPU) esteja bem encaixado. Perceba que, caso a ligação seja feito com quatro pinos, basta um pino não encaixado para provocar o superaquecimento. Indico que retire o dissipador e o cooler, coloque pasta térmica sobre a CPU e em seguida encaixe bem o dissipador e o cooler. Você também pode checar no Setup a rotação do cooler. Às vezes é necessário lubrificá-lo. Outros motivadores para o PC travar são menos comuns. Uma placa periférica (som, video, rede...) pode estar com defeito. Você pode descobrir desativando-a (se for onboard, isso é feito no Setup). A memória RAM também pode ser a culpada. O programa "Memtest" permite verificar se há defeito, mas mesmo assim não será conclusivo. Usar outra memória para teste é muito importante. Outro defeito mais difícil de descobrir é na fonte de alimentação. Ela pode ser a culpada, mas apenas outra fonte para teste lhe dirá isso. Também é possível que a sua fonte não esteja com defeito e sim mal dimensionada. Caso tenha uma placa de vídeo muito potente, sua fonte deverá ter potência suficiente, caso contrário a falta de energia irá provocar o travamento. O componente mais difícil para testar é a placa-mãe, que também pode ser a culpada - ainda que isso seja menos comum.

 

Marcos Monteiro

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1152672&coluna=1