Hardware

Cuidados garantem maior vida útil ao PC

Clique para Ampliar

A sujeira e a poeira acumuladas no interior do PC podem atrapalhar na ventilação e ainda causar a oxidação dos componentes, fazendo com que a máquina pare de funcionar

Veja o que fazer para manter seu computador sempre em bom estado de funcionamento e dando conta do trabalho

Assim como o carro ou qualquer outra máquina, o seu computador pessoal (PC) também precisa de cuidados de manutenção para continuar funcionando bem. Poeira acumulada, oxidação, instalação do gabinete em local inadequado, falhas de aterramento ou conexão elétrica precária são alguns itens que podem fazer com que o seu PC pare de funcionar repentinamente, deixando-o em apuros na hora de realizar seus trabalhos.

Como bom mesmo é cuidar de um problema antes que o pior aconteça, é importante fazer a manutenção preventiva, como destaca o consultor de informática Marcos Monteiro. ‘‘A melhor manutenção é a preventiva. Cuidados com a temperatura e a umidade são essenciais, evitar o aquecimento é o primeiro ponto’’, destaca o especialista.

Faz parte dos cuidados de manutenção garantir uma boa temperatura para o funcionamento do PC. ‘‘A boa temperatura se tem com cuidados a partir da montagem do microcomputador, se preocupando para que os fios e cabos flats dos dispositivos não estejam soltos, pois isso pode dificultar a passagem de ar e encostar na hélice do cooler’’, explica Monteiro. Se a CPU (Unidade Central de Processamento) esquentar, o componente pode até vir a queimar. Por isso, é importante manter os fios e cabos flats presos e organizados.

Temperatura aceitável

Além de organizados internamente, os dispositivos, placas, coolers e exaustores devem estar limpos, livres de poeira e oxidações. Os exaustores presentes no gabinete e na fonte de alimentação com excesso de poeira podem ter a rotação dificultada ou impossibilitada. Isso poderá causar o aumento da temperatura interna. ‘‘Se seu computador vive travando ou reiniciando, isso pode ser sinal de que seu processador está além da temperatura aceitável’’, diz Marcos Monteiro.

O usuário pode identificar a temperatura de sua CPU. Essa informação pode ser identificada na maioria dos novos Setups (programas de configuração da placa-mãe) ou, mais facilmente, através do programa HWMonitor, que pode ser obtido no site www.marcosmonteiro.com.br (seção Downloads). O mesmo site, na seção Dicas de Eletricidade Básica, na opção ‘‘Especificação Elétrica dos Processadores (CPU)’’, apresenta uma tabela com os níveis aceitáveis de temperatura para cada tipo de processador.

Os componentes sujos por excesso de poeira ou oxidação podem também dificultar ou impossibilitar a passagem da corrente elétrica. Se esse dispositivo for essencial para o PC, então o funcionamento da máquina será comprometido. A solução, nesse caso, é a limpeza. Para limpar os componentes, você irá precisar de um pincel, uma borracha comum, álcool isopropílico, spray limpa-contato e uma escova de dentes.

Limpeza

A poeira interna deve ser retirada com pincel. Para uma limpeza eficiente, retire as placas periféricas e a memória RAM e em seus contatos dourados passe a borracha com força. Nos casos de muita sujeira, o melhor é fazer uma faxina completa, passando a escova de dentes no álcool isopropílico e lavando as placas. ‘‘Onde houver chip, nas perninhas que estão soldadas na placa talvez o álcool não seja suficiente se estiverem oxidadas. Entra então em ação o fabuloso spray limpa-contatos, que deve ser passado na escova de dentes e esta esfregada nos contatos do chip com a placa e pronto, remonte tudo’’, ensina Marcos Monteiro.

‘‘A base de uma máquina saudável é uma boa energia elétrica’’, afirma o especialista. ‘‘Os campeões em apresentar problemas com a má instalação elétrica são o disco rígido (HD) e a placa-mãe’’. Para evitar problemas dessa natureza, o usuário deve garantir um aterramento eficiente para o equipamento. O aterramento só funcionará se a posição do fio fase na tomada estiver à direita em relação ao fio terra. ‘‘Testar o aterramento é possível através de um aparelho chamado multímetro. Utilize-o para medir a tensão do fio fase com o neutro e em seguida fase com o terra. O primeiro valor deve ser subtraído do segundo, ou seja: (Fase + Neutro) – (Fase + Terra), o resultado deve dar de 0 a 3. Se der acima disso, reveja seu aterramento’’, recomenda. Se há muita variação na corrente elétrica, é recomendável o uso de um aparelho no-break.

DICAS

Ao manipular componentes eletrônicos, evite contato direto com os chips e contatos. O corpo humano pode estar carregado eletricamente e pode danificar a placa com o simples contato.

Não deixe os fios e cabos flats internos soltos, pois isso pode dificultar a passagem de ar.

Tenha um aterramento eficiente.

Se houver muita variação na corrente elétrica, é recomendável o uso de um aparelho no-break.

Nunca ponha o ar-condicionado apontando para um computador - isto aumenta a umidade os componentes podem oxidar.

Comer no local onde está o PC pode atrair formigas que não farão bem à máquina.

Evite pôr computadores em locais onde não há passagem de corrente de ar na parte traseira da máquina.

Ficar com o computador ligado por horas ou dias não o danifica de forma alguma. Mas ficar sem ligá-lo por muito tempo pode, sim, causar a oxidação de seus componentes eletrônicos.