Hardware


Notice: Undefined property: DesignerContentSingleArticle::$documents in /home/hulk/web/marcosmonteiro.com.br/public_html/templates/dd_interior_95/library/Designer/Content/SingleArticle.php on line 198

Tecnologia placa mae intel LGA 1156

Com as mudanças, o chipset perdeu muito de sua importância, assumindo um posto secundário. O primeiro chipset para a plataforma LGA1156 é o P55, que é basicamente uma versão atualizada do antigo chip ICH10 que era usado como ponte sul nos chipsets anteriores. Ele é fabricado usando uma técnica de 65 nm (a Intel sempre aproveita o maquinário usado na geração anterior de processadores para fabricar chipsets) e utiliza um encapsulamento similar ao usado nos processadores Pentium-M com core Dothan:

Peculiaridades-LGA1156_html_494bba09

O P55 é um chip relativamente simples, que concentra as portas USB, SATA e 8 linhas PCI Express adicionais, que é conectado ao processador através de um link DMI de 2 GB/s. Seguindo a mudança, o chip passou a ser chamado de Platform Controller Hub (PCH), indicando a redistribuição das funções.

Peculiaridades-LGA1156_html_7e44322e

Acompanhando a mudança no chipset, as placas baseadas no P55 são bem mais simples e possuem um layout mais limpo que as placas de plataformas anteriores, com a posição central onde ficaria a ponte norte do chipset dando lugar a um espaço quase vazio com apenas alguns chaveadores ou reguladores de tensão.