Hardware

Conexão VGA está com os dias contados

Dentro de menos de cinco anos, a conexão analógica VGA deve caminhar para o seu fim. A AMD, Dell, Intel, Lenovo, Samsung e LG Display anunciaram que vão acelerar a adoção de conexões digitais como DisplayPort e HDMI, deixando de suportar produtos VGA.
Em um comunicado oficial à imprensa, as companhias afirmaram que os padrões DisplayPort e HDMI permitem o desenvolvimento de laptops mais finos, além de suportarem resoluções mais altas com maior profundidade de cores do que o VGA, “uma tecnologia que já tem mais de 20 anos de idade.”
A AMD planeja remover portas VGA nativas de seus produtos a partir de 2013 e, em 2015, os chipsets e processadores da Intel não serão mais compatíveis com conexões desse tipo.
Com a ampla base existente de monitores e projetores VGA, provavelmente a tecnologia não cairá em desuso tão cedo. A interface DisplayPort, por exemplo, oferece compatibilidade com o padrão analógico, suportando conexões VGA através de adaptadores especiais.
Os fabricantes de computadores devem apoiar essa transição. É o caso da Samsung, que já está vendendo notebooks equipados com DisplayPort. A LG Display também afirmou estar preparada para a iniciativa, fabricando painéis LCD de diferentes tamanhos compatíveis com a conexão digital. Para saber mais sobre os tipos de conexões.