S.O. Linux

Quem tem o melhor filtro antispam: Hotmail, Gmail ou Yahoo! Mail?

É interessante observar que a maioria dos usuários de produtos tecnológicos escolhem uma bandeira, um lado, um partido e passam a torcer e a defendê-lo a todo custo. Vemos isso com sistemas operacionais — tradicionais e móveis –, navegadores, hardware e, por que não, serviços de webmail. Usuários do Hotmail, mantido pela Microsoft, e do Gmail, de propriedade da Google, vez ou outra se pegam nos fóruns da vida e tocam a tecer enormes discussões, na maioria das vezes infundadas, um tentando provar que o “seu” é melhor.

Pois bem, a empresa Cascade Insights resolveu fazer um estudo mais detalhado e tentar chegar à conclusão de qual serviço de e-mail tem o filtro antispam mais eficiente. Os alvos do estudo foram os três maiores serviços: Hotmail, Gmail e Yahoo! Mail. Para obterem resultados mais fidedignos, eles colocaram nos testes um quarto serviço, desta vez sem nenhum tipo de filtro, para ver quanto spam ele conseguia bloquear.

Os testes consistiram no seguinte: os quatro endereços de e-mail foram cadastrados em tudo quanto é site estranho e suspeito. Para mensurarem melhor os resultados, eles tiveram de separar o “joio do trigo”, ou seja, o que não era spam legítimo, dos que realmente eram. Sabe aquelas newsletters que você assina para ficar por dentro das últimas novidades daquela empresa e sempre acaba se arrependendo? Então, isso não é spam, pois você pediu por estas mensagens. Esses e-mails eles chamaram de “Ham“. Os demais eram os legítimos spams que tanto odiamos.

Tabela comparativa com os resultados de cada serviço

Tabela comparativa com os resultados de cada serviço

Olha só o resultado: o Hotmail deixou passar 48.57% dos spams. O Gmail 48.88%. O Yahoo! Mail 58.33% e, por último, o cliente sem filtro foi afetado por 64.22% das mensagens indesejadas. O que podemos concluir disso? Na ótica de um usuário do Hotmail: “Hahahahahaha!!! Tá vendo!? Esse Gmail é uma bosta! Eu falei que o Hotmail é muito melhor que esa bomba da Google!“. Calma, calma, amigo. A única conclusão lógica que eu posso tirar disso, é que os dois principais serviços de webmail do mercado (Hotmail e Gmail) são realmente excelentes, sem muitas diferenças. Eles bloquearam praticamente a mesma coisa. Foi empate técnico.

Você ainda pode falar: “Mas Felipe, a taxa foi muito alta! Quase 50% de spams passaram!“. Calma mais uma vez, caro amigo leitor. Lembre-se que estas contas foram cadastradas nos mais obscuros sites. Eles queria receber muito spam. No uso normal, que nós, usuários cuidadosos fazemos, a taxa de spam que passa é realmente muito baixa. Eu, particularmente, uso mais o Gmail, e não me lembro quando e se já recebi spam. Na minha conta do Hotmail, que entro esporadicamente, também não encontro spam. Enfim, a escolha de qual serviço usar vai mais de gosto pessoal e preferências. E o mesmo vale para sistemas operacionais, navegadores, peças de hardware, etc. Chegamos em um nível de qualidade tão bom, que qualquer opção que escolhermos, nos atenderá fantasticamente bem! Por isso, não há mais motivos para ficarmos brigando e alimentando discussões sem fim!

O PDF com todos os detalhes do estudo (em inglês) pode ser encontrado neste link. E só para colocar um pouquinho de lenha na fogueira, este estudo foi “comissionado” pela Microsoft. ;)

Fonte: Guia PC