Distribuições como o sistema Ubuntu irá instalar o Samba automaticamente assim que você tentar compartilhar uma pasta. Mas você pode instalá-lo independentemente disso. Caso queira, assim, pegue seu Linux e instale oSamba. Ele está disponível em seu repositório. Digitando no campo de pesquisa ele aparece.

instalando-samba-linux

O sistema instala automaticamente o Samba e todos os componentes essenciais

Mas se quiser, pode ser baixado o system-config-samba, que instalará não somente os componentes básicos, mas uma interface gráfica para configurar o programa. Essa interface não será instalada no modo automático anteriormente falado.

system-config-samba

Configurador visual do Samba

Caso use o Ubuntu, um PPA com o Samba atualizado está disponível no Launchpad. Vá em “Configurações do sistema”, a partir do menu perto do relógio, e em “Canais de software”. Na aba “Outros programas”, adicione o repositório:

ppa:samba-team/ppa

Ou digite no Terminal (é mais rápido e simples):

sudo add-apt-repository ppa:samba-team/ppa && sudo apt-get update

Após esse procedimento o batuque pode começar.

Compartilhar pasta do Linux e acessar pelo Windows

É muito simples, não se assuste. Clique com botão direito na pasta que queira compartilhar na rede e escolha “Opções de compartilhamento“. Simples marcações fazem todo o trabalho. Depois, clique em “Criar compartilhamento“.

compartilhar-pastas-linux-windows

Sistema é amigável, sem necessidade de configurações complexas

No Windows, acesse a rede e escolha seu Linux. Será pedido o nome de usuário e senha. A partir daí será possível acessar as pastas e arquivos compartilhados.

conexao_rede_ubuntu

Acessando pasta do Ubuntu pelo Windows 7. O mesmo pode ser feito por outra distribuição e pelo Windows 8

Compartilhar pasta do Windows e acessar pelo Linux

Pelo navegador de arquivos, com o Nautilus, é possível acessar dispositivos na rede. Na imagem abaixo, perceba que o equipamento da Asus, com o Windows, foi detectado e ao acessar pede-se nome de usuário e senha do sistema da Microsoft.

acessar_windows

Acesso à pasta compatilhada do Windows

Problemas

Se não aparecer o dispositivo Linux na rede, permita que o Windows detecte redes. Em “Central de Compartilhamento” existe a opção para funções avançadas. Lá permita a descoberta de redes e o compartilhamento de grupo.

redes_windows

Opções avançadas de redes no Windows

Caso dê algum erro de acesso, o problema pode estar no Grupo de Trabalho. O trabalho em rede do Windows usa grupos e caso não esteja no mesmo grupo do Windows pelo Samba, o acesso será negado. Por padrão, o Windows e o Samba usam o nome “Workgroup“.

grupo_rede_windows

Grupo de trabalho padrão é “WORKGROUP”

A alteração do nome pode ser feita em “Alterar configurações” na tela de Sistema, no Painel de Controle. No Samba, a mudança pode ser feita no system-config-samba. Em Preferências há opções para configurar o servidor Samba. Daí é só mudar o grupo de trabalho. No mesmo menu preferência também pode-se mudar a senha do Samba.

Esta foi a nossa dica da coluna Dicas para Linux desta semana. Esperamos que tenha gostado, de verdade. Ambientes onde os dois sistemas operacionais coexistem são bem comuns e, por vezes, o compartilhamento de pastas entre eles se faz necessário. Mas nos diga: Gostou da dica? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui ou nos mande um e-mail através do contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não esqueça também de acessar nossas outras postagens:

cópia: http://www.guiadopc.com.br/dicas/32643/como-compartilhar-pastas-linux-windows.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+guiadopc+%28Guia+do+PC%29