S.O. Windows

Vírus no pendrive

Gostaria que você me explicasse mais detalhadamente como tirar vírus de pendrive. (Yan Brito — Icó-CE)

A maioria dos softwares maliciosos que infectam os pendrives são do tipo cavalo-de-tróia. Eles necessitam de um dispositivo de execução para entrar em ação. Normalmente, esta é a opção de ‘‘auto-run’’ de seu sistema operacional — opção esta criada para auto-executar aplicativos presentes em um CD-ROM ou em outra unidade. Ela é muito usada para permitir a auto-execução do cavalo-de-tróia. Em seu pendrive infectado é comum que haja o arquivo ‘‘autorun.inf’’ para chamar o código malicioso. Este arquivo não entrará em função se a opção de auto-run estiver desativada no Windows. Isso é feito no Windows XP clicando em Iniciar+Executar: gpedit.msc. Então vá em ‘‘Configuração de usuário’’ + ‘‘Sistema’’, escolha a opção ‘‘Desativa Autoexecutar’’, ‘‘Ativa para todas as unidades’’ e pronto. Assim o auto-run do sistema não funcionará.
Bem, vamos agora remover de fato o vírus de seu pendrive. Este cara vai ser um arquivo que tentará se esconder em seu flash-drive, com atributo de proteção que o indique como arquivo de sistema, oculto e somente para leitura. Assim, ele ficará protegido contra tudo. Mas vamos achá-lo. Para tanto, entre no MS-DOS, clicando em Iniciar + Executar e digite o comando ‘‘cmd’’. Vá para a unidade correspondente ao seu pen drive (caso o seu seja o F: então digite F: e pressione enter). Agora que está em ‘‘F:\>’’, digite ‘‘attrib’’ e será apresentada a relação de arquivos com algum atributo de proteção. Verifique o tipo de atributo com as letras. Os arquivos que estão com atributos SHR são os que merecem sua preocupação. Retire estes atributos e então poderá removê-los depois. Mas é importante que conheça os arquivos que você está removendo. Cuidado para não executar isto em outra unidade que poderá então apagar arquivos de sistema. Se no pendrive você encontrar executáveis com atributos deste tipo, provavelmente serão vírus mesmo. Retire os atributos com o comando “attrib –A –S –R –H *’’. Agora basta deletar o arquivo normalmente e o seu pendrive estará limpo.

Existe algum antivírus gratuito que não capta vírus no pendrive? Sempre escaneio e sempre encontro vírus em meu pendrive. (Elidio Faustio — Piquet Carneiro-CE)

Um bom antivírus atualizado vai pegar softwares maliciosos com facilidade uma vez que escaneado. A nova versão do Personal Avira Antivir está muito boa e é gratuita. Você pode baixá-la no site www.marcosmonteiro.com.br, no link Download.

Marcos Monteiro

 

Dica extraido do Jornal Diario do Noirdeste em minha coluna Tira-Duvidas

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=644951