Segurança da Informação

Um milhão de chineses perdem US$300 mil por vírus em smartphone

Um malware específico para smartphones está causando problemas na China. Mais de um milhão de pessoas foram infectadas e estão com seus celulares enviando mensagens de texto continuamente, totalizando perdas equivalentes a US$300 mil por dia.
O software malicioso chega às vítimas disfarçado de um antivírus e, uma vez instalado, envia os nomes e telefones armazenados no cartão SIM para os cibercriminosos, que tomam controle sobre o telefone e enviam mensagens de texto com spam para os contatos do usuário.

De acordo com o Yahoo News, as mensagens disseminadas contêm links para infectar os demais e o malware ainda se encarrega de enviar torpedos também para números Premium, resultando em uma boa quantia de dinheiro na conta dos criminosos.

O ataque, como utiliza o esquema de pirâmide ao enviar links maliciosos aos contatos do usuário, tem potencial para continuar se espalhando exponencialmente, como aponta o Information Week, e as operadoras locais estão enfrentando dificuldades em conter a sua disseminação.

Eviado por Bruno Oak