O recurso, no entanto, pode ter forte impacto também sobre usuários finais. Muitos consumidores possuem aplicativos antigos ou mesmo um hardware que comprou há muito tempo – como um velho scanner – e teme mudar de sistema operacional e não conseguir usá-los mais.
O anúncio do XP mode causou certa surpresa, pois não apareceu antes na versão beta do Windows 7 nem é previsto aparecer no RC1 do novo Windows, que provavelmente será liberado pela Microsoft em 5 de maio.
Em seu post, no entanto, Woodgate deixa transparecer que o modo XP só ficará disponível para quem comprar as mais caras das seis versões do Windows 7, a Ultimate ou Professional.
Nós vamos apresentar em breve o beta do Windows XP Mode e do Windows Virtual PC para Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate”, anotou o engenheiro da Microsoft.
A longa sobrevida do XP tornou-se um grande problema para a Microsoft, que não conseguiu fazer o Windows Vista ser adotado na velocidade e quantidade de licenças que a fabricante projetou.
Agora, a companhia tenta reverter, no Windows 7, dois pontos principais de resistências ao Vista: uma delas é a compatibilidade com software e hardware e outra o tempo de boot, considerado longo demais no Vista.