Tira-Dúvidas

Windows XP, Vista ou 7 para servidor?

Você comentou que poderíamos priorizar o processamento para aplicações ou serviços, a depender da necessidade, e que poderíamos fazer isso no Windows XP. Posso priorizar serviços no XP? Ao fazer isso, o meu PC, que até então é uma máquina para usuários, ficaria com atributos de servidor, podendo ser usado para tal finalidade? (Roberto Cavalcante - Fortaleza)

Uma das grandes diferenças entre um Windows para usuário e um Windows para servidor é a prioridade dada aos processos do Gerenciador de Processos do sistema operacional. Um usuário espera, com um clique, ter sua aplicação rodando com o menor tempo de resposta possível. "Clicou e abriu". Mas se a aplicação rodar em cima de um serviço do sistema e este serviço precisa ser entregue a outros computadores, isto faz dele um servidor. Como a sua prioridade é em cima das aplicações, os serviços apresentarão um desempenho nada parecido com um sistema para servidores.

Mas, imaginando a necessidade de um pequeno escritório de ter um servidor e um investimento nisso talvez não vá compensar - e o uso de software livre estiver descartado pela ausência de profissional para mantê-lo -, talvez possa considerar usar o Windows Professional para compartilhar arquivos, impressora ou até mesmo aplicação. Para melhorar o desempenho, é possível então ajustar o sistema, dando prioridade aos serviços. Para tanto, acesse a propriedade do sistema com o botão direito do mouse em "Meu Computador", em seguida "Propriedade", depois "Avançado", "Desempenho" e por fim "Avançado". Veja que há a opção de "Serviços de segundo plano". Você deverá reiniciar o sistema e perceberá que as aplicações ficaram um pouco mais lentas, mas os serviços ficaram bem mais velozes.

 

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1261289&coluna=1