Serviço compartilha arquivos entre PCs


‘‘Vamos revolucionar a web!’’. Assim a equipe de desenvolvimento do navegador Opera anunciava na semana passada o lançamento de seu novo serviço Unite, até então mantido em suspense. Para a satisfação de muitos usuários da internet, a novidade — que vem junto com o navegador Opera 10.0 — realmente faz por merecer toda da expectativa gerada com o tom ‘‘revolucionário’’.

O serviço dá um upgrade na forma como os internautas podem compartilhar seus arquivos no computador com outros usuários. Ele permite que o PC de qualquer usuário se torne um servidor de conteúdo para ser acessado por outros computadores, de qualquer lugar do planeta. ‘‘A nova tecnologia estremece o modelo cliente-servidor’’ no qual a web sempre se baseou, propagou a Opera Software ao revelar o Unite na semana passada.

A novidade abre um vasto leque de opções que o internauta passa a dispor em seu dia-a-dia. O usuário pode, por exemplo, acessar seus arquivos pessoais presentes no computador de casa diretamente da máquina do escritório. Isso inclui até ouvir suas músicas preferidas de qualquer computador. Um profissional liberal ou pequeno empresário também pode explorar o recurso ao oferecer acesso a determinados conteúdos aos seus clientes.

‘‘Seu micro passa a servir fotos, textos, vídeos e muito outros recursos para seus amigos, clientes, colegas de trabalho, familiares, não importando onde você esteja. Não há limite de tamanho. Sua máquina é o servidor e dela os arquivos vão diretamente para o computador de quem estiver acessando’’, diz o webdesigner Adriano Macêdo, profissional que acompanha a evolução dos browsers (programas de navegação) desde a abertura da internet para uso comercial.

Para ter acesso ao novo recurso que o navegador Opera oferece em sua nova versão 10.0 (compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac), basta o usuário se conectar, abrir o browser, fazer o login no serviço Unite e escolher o quê e por quanto tempo deseja compartilhar via internet. Se desejar oferecer conteúdo para um grupo restrito de amigos, o usuário pode limitar o acesso com senhas. ‘‘Você informa o endereço a pessoa intessada e pronto. É de uma simplicidade absurda’’, comenta.

Na opinião do webdesigner, com o lançamento do Unite, o pouco badalado navegador Opera deu um salto e supera os rivais mais famosos, como o Internet Explorer, o Firefox, o Chrome e o Safari. ‘‘Todos os outros concorrentes se tornaram agora apenas browsers’’, diz Adriano Macêdo.

COMO INSTALAR

1.
Faça o download da versão com o Opera Unite no site http://labs.opera.com.

2. Para iniciar o Opera Unite, clique no logo do Opera Unite no canto inferior esquerdo do browser e faça o login com a sua conta Opera usada para o My Opera e Opera Link. Caso você não tenha uma conta, o Opera Unite pedirá para que crie uma.

3. Agora você está pronto para utilizar o Opera Unite. Acesse os recursos desse serviço através do painel do seu navegador. Novos serviços podem ser instalados através do site http://unite.opera.com.

4. Ao executar um serviço, o Opera Unite fornece um endereço para o acesso direto ao conteúdo de seu computador que você deseja compartilhar. Por exemplo: http://notebook.joaodasilva. operaunite.com/photo_sharing/, onde ´notebook´ é o nome do dispositivo provendo conteúdo, ´joaodasilva´ é o seu nome de usuário e ´photo_sharing´ é o serviço acessado. Este link permite que outros acessem o mesmo conteúdo do seu PC através do navegador deles.

5. Você também pode ver quais dos seus amigos estão usando serviços Opera Unite através da sua página My Opera Unite.